Como surgiu o Pão?
Esse alimento nasceu com a própria agricultura, há cerca de 12 000 anos, quando começaram a ser cultivadas as plantas com grãos. "Os pães mais antigos provavelmente eram feitos de cevada, o primeiro cereal a ser plantado pelo homem", diz o historiador Emanuel Bouzon, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. "Os primeiros povos sumérios, na Babilônia, já tinham pão." Inicialmente seco e duro, ele passou a ser cozido após a invenção da cerâmica em 3000 a.C. Mais tarde, em 1800 a.C., os egípcios descobriram como torná-lo mais macio e saboroso. Perceberam que, depois de um certo tempo, a massa umedecida liberava gases, tornando o pão mais poroso. Fizeram um teste: misturaram parte dessa massa fermentada com uma outra fresca. Ela também fermentou. Assim, aprenderam a controlar o processo e a fazer o pão levedado ou fermentado, técnica utilizada até hoje.
Quem não gosta de um pão caseiro, ainda mais aqueles que acabam de sair do forno né!
Hoje em dia em cidades grandes dificilmente se encontra aquele pão caseiro.
Por isso resolvi compartilhar com vocês a minha receita infálivel. Até quem nunca fez um pão na vida, vai conseguir e te garanto cresce muito e fica delicioso.
O segredo é sovar bem a massa e pronto.
Então anota aí!
INGREDIENTES:
- 3 ovos;
- 2 copos americanos de água morna;
- 2 envelopes de fermento biológico seco instântaneo;
- 1/2 copo americano de óleo;
- 1 pitada de sal;
- 11 colheres de sopa bem cheias de açucar;
- farinha de trigo até dar ponto, quando desgrudar das mãos, (utilizei 1 kilo de farinha).
PREPARO:
- Misture meio pacote de farinha em recipiente juntamente com o fermento e misture, depois acrescente o restante dos ingrediente seco e misture. Faça um buraco no centro e acrescente os ovos e misture, depois acrescente o restante dos ingredientes molhados, misture e com as mãos vá agregando a farinha até desgrudar das mãos. Sove bem a massa, pois, é nessa parte que seu pão vai ficar bem fofinho!
- Depois de sovado bem, deixe crescer por 1 hora ou 1 hora e meia, tampe com um pano de prato (o meu ficou 1 hora e meia).
-Depois desse tempo divida em três partes e enrole seu pão. Em uma forma untade e enfarinhada coloque os pães e deixe crescer mais 30 minutos, tampado com pano.
- Passado o tempo de 30 minutos leve assar em forno 200° por 40 minutos ou até dourar.
Este pão é perfeito! Essa receita não tem erro! Foi a primeira receita que fiz que deu certo! Olha que foram muitas tentativas! Adorei! Pode fazer galera que dá certo! :) Já batizei este pão de "pão mineiro!" ;) hehe
ResponderExcluirSim.. não tem segredo né Fabiela! Verdade pão mineiro.. Obrigada por fazer minhas receitas! Fico muito feliz!
Excluir